Quaresma tempo de reconciliação: renúncias

12/02/2018

Para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. (2Cor 5,21)

Na realidade, é possível tornar visível e palpável nosso caminho quaresmal. Aliás, é possível tornar nossa vida de fé totalmente real. É possível fazer com que o anúncio primordial da Páscoa transforme cada instante do nosso caminhar. É possível que a vida verdadeira de Jesus se manifeste aqui e agora na nossa vida "mortal".

Sim, Jesus, o homem da cruz, transformou a morte em acesso a uma nova vida, a uma realidade mais verdadeira e autêntica. E isso não apenas uma vez só, e sim diariamente: para a Igreja, todo dia é Páscoa; todo domingo é o dia em que esta transformação é solenemente proclamada. Assim, para o cristão, toda hora é o momento oportuno para vivenciar a realidade gloriosa da cruz.

Sim, para o cristão é possível experimentar desde já o caminho da glória, por isso dedicamos este tempo que nos conduz à Pascoa como se fosse o percurso da vida inteira: Nascemos das cinzas, da terra somos trazidos para encarnar todos os passos que o amor percorreu até a alvorada da Páscoa, quando a terra do sepulcro recebeu uma vida que não morre mais.

Sugestões práticas sobre renúncias:

O jejum quaresmal representa a dimensão da renúncia. Torne real, palpável este caminho através renúncias concretas que lhe façam sentir o peso da escolha. Renunciamos para que algo de novo possa crescer em nós: a reconciliação.

Renuncia a ter razão, a se defender. Renuncia a se justificar. Assuma suas responsabilidades, não fuja por causa do medo, da vergonha. Tome consciência que é um condenado a morte e que sua execução está marcada e vai acontecer.

Toda sua busca de reconciliação passa por um renunciar, passa por um não guardar mágoas e ressentimento. Dê prioridade a uma aceitação profunda das próprias limitações e às limitações do outro. Reconheça suas falhas com sinceridade, busque melhorar a começar pelas pequenas coisas de cada dia. Aceite de bom agrado cada correção. Escute em silêncio cada palpite. Procure fazer tudo dando sempre do seu melhor.