Quaresma tempo de reconciliação: oração

12/02/2018


Deixai-vos reconciliar com Deus. (2Cor 5,20)

Quaresma é o tempo de preparação à Páscoa. Inicia com o rito da imposição das cinzas e termina no domingo de Ramos, dando assim lugar à Semana Santa, cujo ápice é o Tríduo Pascal, a grande celebração do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Somos convidados a reviver este percurso a cada ano, mas como se fosse a primeira vez: porque se trata de um passar da morte para a vida, se trata de uma saída radical do nosso tempo, da nossa rotina, do nosso mundo, para entrar no tempo de Deus e no mundo de Deus.

Mas tudo isso no espírito. Tudo isso na fé. De forma invisível. Continuando o nosso dia-a-dia cheio de tantas coisas, às vezes simplesmente as mesmas coisas de sempre, ou até com seus imprevistos que podem mudar o curso da nossa vida...

Sugestões práticas sobre oração:

Viva a quaresma como se fosse a sua última. Imagine de ser um condenado a morte aguardando o dia da execução que acontecerá dia 30 de março às 15h da tarde. Nada poderá impedir isso. Viva este tempo se dedicando a uma oração profunda para aceitar a morte, para se reconciliar com tudo e com todos.

Não peça mais nada para si a não ser esta reconciliação definitiva. Reze só pelos outros, vivendo seu dia como a última oportunidade de fazer bem cada pequena coisa. Viva cada encontro como a última oportunidade de dizer uma palavra de amizade, de carinho, de misericórdia, de reconciliação.

Tire todo um dia um tempo para retomar esta consciência: dia 30 de março às 15h será o dia da minha execução. Antes daquele momento eu posso, e desejo acima de qualquer coisa, conseguir a reconciliação mais completa possível. Peça apenas a graça de poder se reconciliar.