NOVIDADE: Uma proposta de Direção Espiritual

10/11/2017

NOVIDADE: Uma proposta de Direção Espiritual

Carta aberta

Caríssimos jovens, caríssimos todos,

Já há um tempo estou me dedicando ao aconselhamento e à direção espiritual das pessoas que me pedem este serviço. Às vezes eu mesmo faço esta proposta, sobretudo quando vejo a oportunidade de tratar de uma forma mais sistemática questões importantes para o crescimento humano e espiritual de quem o Senhor me confia.

Com uma certa frequência, as pessoas que procuram este tipo de ajuda estão desejando, iniciando, ou vivendo já, a chamada "Consagração a Jesus Cristo pelas Mãos de Maria", sobretudo através do Método elaborado por São Luís Maria Grignion de Montfort.

Uma vez que queremos realmente abraçar a vida cristã, e caminhar na fé através de um vínculo espiritual, pelo qual nos comprometemos concretamente dentro de uma espiritualidade e uma prática religiosa, logo se faz necessário e urgente avaliar com muita seriedade nossas motivações e nossas condições humanas e espirituais, para que o empenho que queremos assumir seja ao nosso alcance.

Nem sempre este exame prévio é realizado, nem sempre as pessoas se encontram nas possibilidades concretas de poder contar com o apoio de alguém que oriente e dê o devido acompanhamento. Nem sempre o ambiente de vida, nossa própria história, nossas condições atuais, ajudam a viver bem o vínculo que foi contraído, mas do qual somos nós os primeiros responsáveis pela escolha feita na liberdade.

Nem sempre, portanto, as pessoas têm as condições necessárias para viver na fidelidade o compromisso da Consagração. As dificuldades que encontram arrastam ou mantém a vida das pessoas bem longe do ideal escolhido, provocando muitas vezes um sofrimento dobrado e um peso maior na consciência.

Às vezes a escolha da Consagração foi apressada demais, foi dado um passo, como dizer, maior do que a perna. E isto pode ocorrer nas mais várias dimensões da pessoa. Tudo isso contribui a criar um clima de confusão, de desentendimento, e hostilidade até, na vivência da própria consagração. Não raras são as tomadas de posição por parte de autoridades eclesiásticas neste sentido, frente situações percebidas como de grande prejuízo.

Aqui não quero absolutamente entrar no mérito dessas questões. Apenas desejo poder me colocar a disposição das pessoas que desejam um suporte para o próprio caminho espiritual, também independente da escolha de abraçar ou não uma forma de consagração mariana na própria vida.

Enfim, esta é a proposta: para quem desejar, ofereço em primeiro lugar o instrumento do Planejamento Espiritual. Trata-se de um esquema simples para que a pessoa seja ajudada a trabalhar, de forma mais aprimorada, sua situação psico-espiritual, podendo individuar ações concretas mais adequadas para o crescimento em Cristo. Juntamente ao planejamento, a proposta oferece também outros instrumentos para levar a termo e avaliar as ações estabelecidas em nível de planejamento.

A proposta representa um Plano Básico para a Vida em Cristo e contém aquelas indicações práticas que devem ser consideradas como indispensáveis e comuns a todos para a vida espiritual cristã. A este primeiro poderá, depois, se acrescentar outra proposta ligada a compromissos particulares que livremente as pessoas podem assumir diante de Deus.

Talvez a proposta pode resultar muito complexa e difícil. Contudo, hoje em dia, sempre mais, a vida cristã existe a partir de uma escolha consciente e diariamente renovada, que não pode se sustentar de outra forma senão através de um sério caminho espiritual.

Espero que com esta proposta, aqui brevemente apresentada, poder oferecer uma ajuda concreta a muitos irmãos e irmãs, sobretudo jovens, que desejam sinceramente e com grande força, encontrar caminhos autênticos para viver o Evangelho e tornar-se com isso testemunhas de Cristo, de uma forma sempre mais verdadeira e generosa, encarando com fé, esperança e caridade, qualquer tipo de adversidade, provação e também fracasso, passado, presente e futuro.

Nada nos separará de Cristo, também nada deve nos impedir de poder fazer a nossa parte com fidelidade e humildade. Por isso, decididamente me coloco ao seu lado, a você que está lendo estas palavras, para que possa dizer seu "sim" a Jesus, junto com Maria, sem medo algum, não sozinho, ou sozinha, mas tendo alguém ao seu lado que confia incondicionalmente na sua possibilidade e capacidade de entregar sua própria vida a Deus.

E se desejar receber o Plano Básico para a Vida em Cristo faça livremente seu pedido, contatando-me pessoalmente, ou através das redes sociais.

Deus te abençoe sempre!

Pe.André.

+55 11 99596-3384 TIM - Whatsapp/Telegram

+55 11 94468-4114 VIVO - Whatsapp/Telegram

andrea.vascon.dcl@gmail.com

https://www.facebook.com/andrea.vascon.1

https://www.bomdianosenhor.com.br/contato/