Eu vim para premiar os justos e esmagar os pecadores (explicações)

03/10/2018

O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui. (Jo 18,36)

"Eu vim para premiar os justos e esmagar os pecadores" ...Esta expressão sugere uma ideia oposta daquela abraçada por Jesus. Contudo, parece que essa seja a lógica pela qual muitos cristãos pretendem viver a fé. Por isso, uma tal situação seria realmente um drama profundíssimo.

Infelizmente, também o tipo de consenso expresso por muitos cristãos para o candidato à presidência do PSL só vem a confirmar esta dúvida, porque a visão sócio-política desse tipo de candidatos não corresponde à lógica cristã autêntica.

Como é este consenso? A intenção aqui não é de discutir a proposta política de um candidato, e sim, de refletir sobre as motivações utilizadas pelos cristãos para sustenta-la.

Pois bem, o discurso que se escuta é desse tipo: 'finalmente chegou um candidato que vai permitir aos cristãos de impor à sociedade aquele modelo de vida cristão que está sendo rejeitado e excluído'.

O que significa isso? Significa que diante dos inimigos do cristianismo (por exemplo, a cultura abortista, a ideologia de gênero etc.) a lógica da resposta é igual àquela de quem abraça esses contra valores, ou seja, a imposição: 'se o mal está sendo imposto, nós vamos agir com a mesma lógica, impondo o bem'.

O drama, portanto, consiste em perceber que esses cristãos desconhecem a lógica do homem da cruz, até o ponto de continuar a se definir "cristãos" mesmo agindo de forma oposta ao próprio Cristo, o qual nunca se preocupou de impor seu Reino... Aliás, Ele foi bem explícito ao dizer que se o Reino dEle fosse deste mundo suas tropas teriam guerreado contra seus inimigos (Jo 18,36).

Mas o Reino de Jesus não é deste mundo, e por isso, quem tem a pretensão de impor à sociedade os valores desse mesmo Reino, está simplesmente substituindo a fé com a lógica pagã do poder, uma lógica que só presta para premiar os justos e destruir os pecadores...