Autorreferencialidade

16/08/2017

Com "autorreferencialidade" se entende uma atitude pela qual apenas se afirma aquilo que é verdade para si mesmos, sem querer focar em razões objetivas que o interlocutor pode analisar e entender.

À base de tudo isso está uma falta profunda de interesse para com o outro. Evita-se de entrar na relação real com o outro, apenas se declara a própria autossuficiência e, ao mesmo tempo, a inutilidade do outro.

Mas o Deus de Jesus Cristo é Alguém que não é assim! O Deus de Jesus Cristo não é autorreferencial. Aliás, Ele é exatamente o contrário: Ele faz existir o outro ontologicamente! Para este Deus, nós - que não somos Deus - somos realmente parceiros dEle, realmente podemos entrar em relação com Deus face a face!

Nós, ao invés, o tempo todo eliminamos o outro - que não é "eu" - porque é diferente! O excluímos ontologicamente: não admitimos que haja um outro diferente de nós. Como se a existência dele ameaçasse a nossa existência. Como se ainda não tivéssemos conhecido Aquele que nos faz existir pelo fato de sermos diferente e distintos dEle.