9. A Bíblia como pedagogia salvífica de Deus

08/07/2017

Falar de uma compreensão de Deus que segue um longo itinerário amadurecido de geração em geração, através de pequenos passos, através um olhar retrospectivo sobre uma realidade sempre mais ampla e profunda a cada sua etapa e evento, significa enxergar a dimensão espiritual e religiosa do ser humano, tanto na sua individualidade, quanto na sua dimensão coletiva de povo, como uma criança que vai crescendo e se desenvolvendo sob os cuidados do próprio Deus que o conduz em cada momento.

A Bíblia é, portanto, testemunho da pedagogia de um Deus que nunca se revela acima da real capacidade de sua criatura, capacidade ligada diretamente a todos os fatores que concretamente o condicionam, o limitam, mas que também lhes se oferecem como os únicos instrumentos possíveis para viver o encontro com seu Criador.

Tudo isso significa que a compreensão que o ser humano tem de Deus caminha sempre junto com o ambiente real em que o povo vive, suas condições de vida, suas perspectivas de sustento, suas esperanças e conquistas, seus dramas e fracassos.

Deus se revela dentro o quadro da visão de mundo que seu povo se constrói com sua inteligência e seu aprendizado, sem necessariamente intervenções sobrenaturais, mas seguindo aquelas leis naturais que regem todas as coisas.

Por isso para os antigos Deus habitava fisicamente sobre os Céus, regia todos os fenômenos naturais: fazia chover ou não, fazia voltar a luz do dia depois da noite, dava a existência a todos os seres e estabelecia o curso de todos os eventos.

Por isso também a Bíblia traz uma visão do mundo que é aquela de um povo antigo ligado a uma compreensão profundamente pré-científica tanto do cosmo, quanto do próprio ser humano e da história.

Assim o texto bíblico não pode ser lido senão a partir daquela mesma visão do mundo e, ao mesmo tempo, a partir do ponto final da sua trajetória, que é o próprio Jesus Cristo. Fora desses princípios de interpretação nenhuma compreensão adequada e verdadeira poderá ser tirada da Bíblia sobre Deus, sobre a vida, sobre o mundo.