6. Deus é amor porque Ele se fez homem

15/07/2017

  • Jesus é o amor feito homem

Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. (Jo 3,14-17)

Jesus declara que Ele mesmo é o próprio Deus (o Filho) que se fez homem para que nós pudéssemos conhecer que ele é amor e que seu amor nos dá vida.

Jesus é o máximo sinal deste amor com o qual Deus nos ama.

  • Através do amor chegamos a Deus

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. (1Jo 4,7-9)

Desde as origens os cristãos anunciam o fato mais importante que toda a Palavra de Deus nos faz compreender: o amor é o caminho para Deus.

Toda a experiência humana que o Antigo Testamento relata encontra em Jesus seu sentido: Ele é o homem verdadeiro e através da sua vida podemos nos encontrar com Deus e conhecer o amor autêntico.