5. O anúncio kerigmatico

15/07/2017

Por "anúncio kerigmático" se entende a busca de uma relação com o outro que diretamente estabeleça uma conexão vital entre três realidades: a vida de Jesus Cristo, a vida do anunciador e a vida de quem recebe o anúncio.

Uma relação, como já dito, não apenas no nível intelectual, mas no nível existencial, para que, do homem Jesus, através da pessoa do anunciador, a vida de Deus possa chegar ao outro e ser por ele acolhida.

A Revelação Histórica, que o texto bíblico nos oferece, é realmente a base deste anúncio kerigmático por testemunhar de forma perene que a autocomunicação de Deus acontece sempre através de tudo aquilo que é "humano", em particular através da humanidade de Cristo que, portanto, constitui para nós o único caminho para chegar à divindade dele.

De outro lado, com este anúncio não se trata de veicular simplesmente ideias sobre Deus, nem uma doutrina, ou, até, um sistema moral que choca com a vivência concreta do outro.

Somente após uma experiência real com o amor de Deus é possível construir um sistema de vida coerente que conduza à interiorização de tudo aquilo que Jesus Cristo nos oferece para sermos pessoas autênticas. Caso contrário, a adesão religiosa será muito superficial, instável ou, até, somente ideológica.