5. A Bíblia como experiência de Deus

08/07/2017

Segundo a visão da fé cristã, o texto bíblico contém a Sagrada Escritura. Nela podemos "ouvir" a Palavra de Deus, tudo aquilo que Ele quis que fosse transmitido e redigido para que os homens possam acolher a Salvação universal em Jesus Cristo. De acordo com os dois Testamentos, a Bíblia apresenta o percurso da História da Salvação que parte com o povo eleito, Israel para se estender à humanidade toda através da Igreja.

Os livros do AT tratam em primeiro lugar da experiência de Deus feita pelo povo de Israel. Antes vivida, depois comunicada oralmente de geração em geração e, enfim, colocada por escrito, sendo redigida muitas vezes por pessoas diferentes em momentos diferentes com a linguagem e a cultura que cada autor traz consigo.

Por experiência de Deus se entende, em primeiro lugar algo que parte da iniciativa livre de Deus que se revela ao ser humano através de palavras e eventos, com os quais Ele entra em relação com os homens que se colocam em atitude de escuta. Intérprete particular do agir de Deus na experiência de Israel é o profeta (aquele que fala em nome de Deus) que ajuda o povo a entender o sentido profundo dos eventos e faz uma leitura teológica da história.