3. Os Livros do Novo Testamento

08/07/2017

Os Evangelhos são quatro: três sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas) e o Evangelho de João. Neles é apresentada a vida de Jesus Cristo desde o nascimento até a ressurreição. Os Atos dos Apóstolos relatam a formação da Igreja Primitiva a partir de Jerusalém para depois acompanhar as viagens e o ministério do apóstolo Paulo até a chegada dele em Roma.

As treze Cartas Paulinas apresentam doze cartas escritas diretamente ou inspiradas por Paulo e cada uma destinada a uma comunidade específica por ele fundada, para exortar, animar e ensinar. A estas se acrescenta a carta aos Hebreus que antigamente se considerava de Paulo.

As sete Cartas Católicas são cartas escritas sem uma destinação a uma comunidade específica, mas a todas (católicas) e redigidas a partir da obra dos apóstolos Tiago, Pedro, João e Judas.

O Apocalipse, último livro da Bíblia, é considerado a parte pelas suas características muito diferentes dos outros livros. Trata-se de um texto litúrgico e simbólico desde antigamente atribuído ao apóstolo João.