1. Vocação a viver: Amar

06/08/2017

O ser humano recebe o dom da vida. Não é algo que o homem tira de si mesmo, mas lhe é entregue. Assim, o nosso próprio viver se torna resposta a este dom que nos foi dado... Mas qual tipo de resposta? Positiva, negativa, indiferente...?

Entre todas as possibilidades, podemos fazer da nossa vida uma resposta de amor! Amor porque nos damos conta que tem um Alguém atrás da nossa vida... Aquele que nos presenteou com ela. Amor porque esta nossa própria vida nos mostra, o tempo todo, que o amor é a primeira de todas as linguagens, é a realidade que sustenta qualquer outra, é o princípio do existir.

Tudo isso significa que a vida humana é em si mesma uma "vocação": através da vida somos vocacionados ao amor, a dar vida a todo o amor que foi colocado em nós e que nós mesmos podemos descobrir aos poucos, dando todos os passos de crescimento e amadurecimento que estão escritos no percurso que o ser humano pode realizar neste mundo.

É o amor que dá sentido à vida humana com todas as suas limitações. É somente o amor que até chega a nos fazer entender o mistério incompreensível do mal, mesmo como recusa e ausência de amor. Por isso é o amor que nos dá a possibilidade de dar sentido à vida dos homens, ali onde todo sentido foi perdido, ali onde a própria vida é totalmente negada, rejeitada e destruída.