1. A Bíblia Cristã: Dois "Testamentos"

08/07/2017

A Bíblia cristã é composta de duas partes fundamentais: a primeira, redigida antes de Jesus Cristo, contém a Bíblia judaica e é chamada de Antigo Testamento (que se abrevia em AT); a segunda, redigida depois de Jesus Cristo, é a parte chamada de Novo Testamento (NT).

Com o termo "testamento" se entende "aliança". A Aliança do AT refere-se às antigas promessas através das quais Deus acompanhou o povo judeu desde Abraão até o último profeta Malaquias. O NT refere-se à Nova Aliança prometida por Deus, anunciada no AT e realizada com a vinda do Messias Jesus Cristo.

A Bíblia não é um único livro, mas uma coleção de vários livros, cada qual com a sua história, contexto histórico, gênero literário, intenção. O termo "bíblia" vem do grego biblíon, que significa "livro".

A Bíblia cristã católica conta com 46 livros para o AT (segundo o cânon da versão grega ou Bíblia dos Setenta (entre III e I sec. a.C.) e 27 livros para o NT. Podemos imaginar a Bíblia como uma biblioteca, composta por diferentes estantes cada um deles com um grupo de livros que pertencem ao mesmo tipo.