02 de julho - O rei Herodes… Mandou matar à espada Tiago, irmão de João… Mandou também prender a Pedro.

05/07/2017

02 de julho de 2017.

Bom domingo no Senhor!!

O rei Herodes... Mandou matar à espada Tiago, irmão de João... Mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos... Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados... (At 12,1-11)

Pedro estava no começo da sua carreira de evangelizador e agora é um homem a quem mataram um grande amigo e companheiro, que ficou preso e não podia que esperar de ser morto ele também... Pedro é um homem que naquela noite simplesmente dormia em paz, rodeado de perigos.

Ser cristão é deixar de sonhar a uma vida toda nossa, do nosso jeito, com tudo aquilo que gostamos e que achamos indispensável para serem felizes, para se entregar totalmente a um amor muito maior, muito superior à nossa justiça.


Boa tarde no Senhor!!

Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício... Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. (2Tm 4,6-7)

Paulo foi um fanático perseguidor, mas agora vê sua vida toda passar como um filme: não como algo que está chegando ao fim, e sim como uma história que está para começar... simplesmente o sentido da vida dele, claro e profundamente, vai agora se realizar.

Ser cristão é não reter consigo um passado de vergonhas ou mágoas, mas viver um presente totalmente liberto, totalmente novo para que o amor que nos dá vida, muito superior à nossa justiça, possa se cumprir através de nós.


Boa noite no Senhor!!

Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. (Mt 16,18)

Hoje deveria ser o dia da "humildade católica"! Um dia para agradecer pela Igreja que Jesus edificou sobre nossa humanidade ferida e fragilizada... um dia para reconhecer quanto pouco ainda somos esta Igreja que Ele desejou: Uma, Santa, Católica, Apostólica...

UMA: ser católico significa professar uma só fé, mas ainda continuamos cheios de divisões, cuidando apenas de defender uma doutrina que muitas vezes nem conseguimos compreender... ainda fechados em nosso próprio quadradinho e incapazes de falar ao coração de quem está ao nosso lado...

SANTA: ser católico significa colocar o amor em primeiro lugar, mas ainda somos muitos ocupados a brigar para nós ficar em primeiro lugar ou para nos garantir aquela tarefa que sacia nossa carência e ainda, depois, ficarmos de cara fechada porque o outro nem nos cumprimenta, porque faz pirraças e fofoca de nós...

CATÓLICA: ser católico significa sê-lo de verdade, ou seja, "universal". Saber viver a Palavra através de todas as culturas, com todos os povos, em todas as línguas, permanecendo uma única família no mundo inteiro... mas ainda perdemos o tempo de Deus em polêmica inúteis e escandalosas, agarrados a tradições humanas...

APOSTÓLICA: ser católico significa encarnar o Evangelho que os Apóstolos nos entregaram ao preço do sangue deles, mas ainda não nos importamos que grande parte da humanidade, e até quem está ao nosso lado, só recebe nosso silêncio e nossa indiferença no lugar do nosso testemunho de vida...

Que hoje, dia da "humildade católica", possamos ser conduzidos pelo homem da cruz, para fora da nossa vida, deixando atrás as nossas coisas, o nosso tempo, a nossa vontade, o nosso sofrimento, até perder a última esperança de poder segurar a última gota de vida.