25 de outubro - Bom dia no Senhor!!

25/10/2019

Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?

Bom dia no Senhor!!

Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? (Lc 12,55-56)

O que mais o ser humano desconhece é seu próprio coração. Ele não sabe entrar nele mesmo. Seu mundo interior lhe é paradoxalmente alheio.

Não sabe interpretar o que guarda no profundo. Não aprendeu a decifrar tanto os sentimentos quanto os comportamentos. Não procura ler a si mesmo para além das aparências, assim sua própria história lhe parece sem sentido.

Muitas vezes, aliás, procura fugir de si, esquecer, ocultar, carregando um peso do qual não sabe se livrar, porque tudo aquilo que não compreendemos e acolhemos se transforma em sofrimento.

Tudo isto porque há uma única maneira para adentrar-se em nosso próprio coração: através do amor! Mas o amor nos pede de abraçar a nós mesmos com misericórdia, até o fim, nos pede de mudar e arrancar de nós cada falsidade atrás da qual tentamos nos escondemos.