08 de outubro - Bom dia no Senhor!!

08/10/2018

Qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?

Bom dia no Senhor!!

Jesus perguntou: "Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?" (Lc 10,36)

Naquela famosa parábola do bom samaritano, qual é o meu papel? Qual papel estou abraçando de verdade? Qual papel estou desejando para minha vida?

Se quero ser como o levita ou o sacerdote não precisa fazer nada de particular: apenas cuidar do meu mundinho e manter em ordem minhas coisas e rapidamente quem está fora desse meu padrão de vida simplesmente desaparecerá...

Mas se quero ser como aquele samaritano então vai ser bem complicado mesmo, e a partir de agora, mais nada vai poder me deixar sossegado: cada detalhe da vida vai me questionar e me colocar na parede!

Se quero realmente ser "bom samaritano", então, por primeiro, tenho que me tornar igual a um estrangeiro, fora do meu ambiente, longe das minhas coisas, esvaziado de qualquer tipo de segurança, desarmado...

Tenho que saber perceber o invisível na minha frente, isto é, saber enxergar as vítimas do mal, no lugar de ver apenas o mal, no lugar de me deixar conduzir por esta minha cegueira mortal que faz desaparecer as pessoas na minha frente.